Publicações

Esta página será dedica a divulgar links de públicações, relatórios e pesquisas sobre as diversas as diferentes leituras e informações que tangem o movimento da sustentabildiade. Também buscarei colocar dicas de livros que encontrar pelo encaminho sobre o tema.

Não haverá neste espaço uma linha editoral e tão pouco uma leitura completa de todas as informações postadas, porque espero poder encontrar muitas referências para postar neste espaço.

Bom aproveitamento.
----------------------------------------------
Muito Além da Responsabilidade Social


Como criar instituições financeiramente, socialmente e ambientalmente sustentáveis? Essa é a proposta do livro Muito Além da Responsabilidade Social — como preparar a próxima geração de líderes e empresas para um mundo sustentável, escrito por Bill Brenn e Jeffrey Hollender e lançado pela editora Campus/Elsevier. Os autores utilizam exemplos notórios de corporações que conseguiram atingir o grau máximo nesse novo modelo de negócios, tais como as gigantes Nike, Timberland, eBay e IBM.

Os leitores perceberão que cada capítulo da obra traz modelos inspiradores e reais para criar a empresa do futuro. Recheado de cases práticos e escrito com uma linguagem didática, Bill e Jeffrey mostram os conceitos básicos para uma empresa operar em maior harmonia com o meio ambiente.

De acordo com os próprios escritores, este livro é leitura essencial para líderes, gestores e empreendedores de sucesso. Vale ressaltar que Bill Breen é coautor do livro O futuro da Administração, também publicado com sucesso no Brasil pela Editora Campus/Elsevier.

---------------------------------
Sistematização do Programa Na Mão Certa - Inciativa que visa o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas e rodovias brasileiras.







Livro Plano B 4.0
Autor Lester R. Browm
Número de página: 425
Link para download em PDF: http://www.worldwatch.org.br/plano_b.pdf  
Sobre  o que trata o livro:

O mundo civilizado colocou em marcha tendências ambientais que hoje ameaçam a própria civilização. Não temos muito tempo. Estamos ultrapassando limites ambientais e violando prazos estipulados pela natureza. A natureza é a senhora do tempo, mas não podemos ver o relógio. Como o modelo tradicional de fazer negócios não é mais uma alternativa viável, está na hora de acionar o Plano B 4.0.

-------------------------------------------------------------------------

Pesquisa

DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS EMPRESAS.

A pesquisa foi realzada pelo Núcleo de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa da Fundação Dom Cabral nos anos de 2008 e 2009.
Os professores responsáveis pela pesquisa foram: Cláudio Boechat e Roberta Mokrejs Paro.
Em 82 duas páginas a pesquisa coloca foco em responder:

  1. Até que ponto as empresas brasileiras incorporam os desafios da sustentabilidade na sua estratégia de negócios e em sua gestão?
  2. Como as empresas brasileiras se posicionam com relação a determinados desafios-chave da sustentabilidade?
Segue link para acesso no Internet: http://www.fdc.org.br/hotsites/mail/nucleo_sustentabilidade/QEI_2009_Resultados_Pesquisa_FDC_Impresso.pdf

------------------------------- 

Relatório de Atividades 2009 do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (PARA) da ANVISA.

O relatório faz um balanço sobre o uso de agrotóxicos na produção agrícola e a conseqüente contaminação dos solos. Assunto que cresce em termos de preocupação no âmbito da saúde pública, exigindo dos diversos níveis de governo investimento e organização para implementar programas e ações de controle de resíduos que possam eliminar ou mitigar os riscos à saúde dos brasileiros quanto a presença destes resíduos na água e nos alimentos.

Os dados identificados no relatório são interessantes e preocupantes, em especial para quem busca cuidados adicionais com a saúde, pode ter no prato um grande inimigo.

Segue link para acesso ao relatório: http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/d214350042f576d489399f536d6308db/RELAT%C3%93RIO+DO+PARA+2009.pdf?MOD=AJPERES

Postado em 14/07/2010

Programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil,organização social que tem conseguido a admirável façanha de inserir na pauta do meio empresarial, ações efetivas de enfrentamento a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas, acaba de lançar a sistematização dos seus primeiros cinco anos de existência.

O material foi elaborado com muita transparência e em formato de relato, onde o leitor encontrará diferentes dicas, conceitos, depoimentos e ideais sobre como a sociedade e o meio empresarial pode fazer a diferença para assegurar a proteção e promoção dos direitos humanos das crianças e adolescentes.

Claro, que pela transparência com que o material se propôs a trabalhar, também relata situações de aprendizados enfrentados sobre as coisas que não funcionaram exatamente como se esperava.

Quem tiver interesse no tema, vale conhecer o Programa e acessar o material. Em especial para as muitas pessoas que militam na área da Responsabilidade Social Empresarial, porque este é um assunto de que deve ser abordado pela ótica da co-responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa, responsável e sustentável.
Nesse sentido, acredito que ninguém discordará que a construção de uma sociedade desenvolvida é e inclusiva é totalmente incompatível com uma violação de direitos humanos como a exploração sexual que possa ser acometida contra qualquer criança e adolescente, aconteça essa onde acontecer.

Tenho muita gratidão por ter participado essa história da qual não pretendo abandonar jamais.
Link para acesso a publicação: http://www.namaocerta.org.br/sistematizacao.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário